07/08/2015

Baú Literário estimula leitura com a troca de livros

O Baú Literário La Salle começou a circular esta semana pelo município, repleto de livros para adultos e  crianças de todas as idades. Até a próxima quarta-feira, dia 12, ele estará na Vila São Francisco, no ambiente da Escola Municipal São Francisco.

Depois, passará por cada uma das escolas da rede municipal de acordo com roteiro estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação: D. Pedro II (12/08), Pe. Anchieta –Tremônia (19/08), São José – Atolosa (26/08), Jacob Reinaldo Haupenthal – Vila Santa Maria (02/09) e Pe. José Schardong (09/09).

O projeto, vinculado à Biblioteca La Salle, tem por objetivo facilitar o acesso de obras literárias à população, estimulando o desapego do livro na estante e a leitura através da doação e da troca de livros.

“O custo de um livro no Brasil ainda é alto e as bibliotecas têm restrições de horários e muitas vezes prazos curtos de devolução das obras retiradas. A troca é uma forma do livro ir até onde a pessoa está sem custos nem obrigações”, explica a coordenadora do projeto, a jornalista Silvia Dewes.

Segundo a coordenadora, a ideia é levar o baú a diversos locais da cidade onde haja circulação intensa de pessoas, como escolas, supermercados, bancos, praças e parques por ocasião de eventos. “O importante é que as pessoas saibam que podem ir a qualquer um dos locais onde estiver o baú e trocar seus livros livremente”, destaca Silvia.

O projeto iniciou no La Salle Medianeira através de doações e as trocas de livros por outros do mesmo estilo mantêm o acervo diversificado. “Para que sempre existam boas obras para todas as idades é necessário que todos colaborem. Um romance deve ser trocado por outro romance e um gibi por outro gibi”, lembra a jornalista.

O Baú Literário aceita doações de livros de ficção e gibis, que podem ser feitas diretamente na Biblioteca La Salle ou através de contato pelo telefone 3359-1543.