23/03/2015

Educação Infantil

Primeiros passos do reconhecer-se

Primeiros passos do reconhecer-se

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na creche (a faixa etária até 3 anos) isso é ainda mais importante. 

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal". Neste processo, o pontapé inicial, além do estímulo da interação promovida no grupo pelo próprio brincar, é dado com objetos de fácil reconhecimento pelas crianças, como espelhos e fotografias.

Na Creche 2, a professora Raquel montou um cenário de fundo do mar para expor seus tesouros - os alunos. A foto de cada um ganhou um espaço de destaque e estimula a percepção dos pequenos como pessoas diferenciadas e de igual importância no mundo. "Eu sou especial, diferente de todos os outros, tenho minha própria identidade, é o que se queremos que percebam neste processo", explica a professora. Desenhar-se também facilita esse entendimento e expõe mais claramente a maneira como a criança enxerga sua identidade única, preparando o terreno para o estudo do corpo humano.  

Colaboração: Revista Nova Escola 

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