29/07/2014

Caixa Surpresa ensina bons hábitos alimentares

Que criança não gosta de jogos de adivinhas? Trabalhando com a curiosidade própria da idade, a professora Angelita Hister criou a caixa surpresa, que cada aluno do 2º ano do EF leva para casa e na volta à escola propõe um desafio aos colegas: adivinhar qual o alimento que ele trouxe para repartir com a turma. O cardápio é variado – já foram degustados nozes, azeitonas, tomate, feijão, leite, kiwi, carambola, morango selvagem e até ovo cozido.

Em sala de aula todos fazem perguntas procurando descobrir a surpresa, mas só um, com os olhos vendados, pode tocar e provar o alimento, arriscando o palpite. Quem traz a surpresa também elabora um relatório sobre o alimento, seus nutrientes e características saudáveis, e traz algo criativo feito para identificá-lo, como um desenho ou fantoche. No final da apresentação, todos podem provar um pedacinho da surpresa exibida na caixa. “Além de exercitar os sentidos, eles aprendem a comer melhor. Muitas vezes, o aluno que não gosta de fruta acaba experimentando, por curiosidade ou motivado pela empolgação dos demais, e acaba gostando”, conta a professora.

A execução do projeto é precedido do estudo dos alimentos em sala de aula, quando os estudantes descobrem os nutrientes daquilo que comem e aprendem a distinguir os bons dos maus hábitos alimentares.

Acesse as imagens!