11/06/2014

Cultura

Entrando em campo na torcida pelo Brasil!

Entrando em campo na torcida pelo Brasil!

Neste ano de 2014, o Brasil é sede dos jogos da Copa do Mundo. É um momento que centraliza olhares não apenas às partidas de futebol, mas ao encontro de culturas. Identidade e diversidade são os eixos de um conceito que fala mais alto nesta época de globalização: a interculturalidade. 

Em 2013, o encontro internacional “Cultura em Rede” havia reunido, no Brasil, representantes do país, da França, da Inglaterra, da Espanha e da África da Sul para discutir a importância de se valorizar e de se traduzir as diferenças da sociedade, por meio da cultura durante os jogos, fazendo com que haja um legado positivo após o período das disputas. 

É sob este viés que a Rede La Salle trabalha a Copa do Mundo com seus alunos nas comunidades educativas. O incentivo ao esporte de modo geral e o desenvolvimento de projetos interculturais já são uma prática da metodologia de ensino lassalista. Em especial, neste ano, educadores e alunos encontram uma oportunidade vendo o país como centro do evento. 

“A cultura, a economia, a história e as curiosidades das delegações que virão ao Brasil transformam-se em conteúdo pedagógicos nos colégios quando é dado o enfoque à questão da troca, da percepção de modos de vida diferentes, das várias línguas. São aspectos enriquecedores”, considerou Rosemari Fackin, Assessora Educacional da Rede La Salle. 

As escolas lassalistas estão na torcida pelo país e comemoram este período de novos aprendizados e reflexões. As que estão em cidades-sede, como o La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre/RS, priorizam trabalhos transversais. “As turmas farão apresentações artísticas relacionadas aos países participantes da Copa, com música, dança e comidas típicas. Um evento competitivo de futebol será realizado, no qual cada turma também representará um país diferente”, comentou Robson de Freitas Prade, coordenador de atividades extraclasse do Colégio. 

Para Ivana Carvalho, Coordenadora Geral do La Salle Brasília/DF, um evento dessa magnitude torna-se cenário para diversos trabalhos dentro e fora da sala de aula. “Se mundialmente estamos unidos por uma bola, na escola estamos ligados por um ideal, uma missão em prol da excelência educativa. Aproveitamos o emergir deste vigor cívico e do espírito patriótico para desenvolvermos projetos que têm por objetivo promover o respeito, o trabalho em equipe, a diversidade entre os povos e as culturas”, afirmou. 

No La Salle Medianeira, além da decoração da escola, as turmas pesquisaram os perfis dos países participantes, fizeram desenhos, pinturas e participam de uma Gincana Digital (4º e 5º ano). 


< voltar