23/03/2026

Educação Infantil

Projeto estimula aprendizado matemático no Pré I

Projeto estimula aprendizado  matemático no Pré I

A turma do Pré I está conhecendo os números! 

O projeto “Brincando de Contar: Descobrir, Brincar e Aprender” é uma proposta pedagógica que valoriza o aprendizado da matemática de forma lúdica, significativa e prazerosa.

Partindo do princípio de que as crianças aprendem por meio da interação, da brincadeira e da exploração, o projeto tem como objetivo promover a construção do conhecimento matemático utilizando jogos, músicas, materiais concretos e diversas atividades práticas. 

O pontapé inicial foi dado pelo professor convidado Patrick Thomas, que envolveu as crianças em atividades lúdicas, feitas com materiais alternativos, e música temática. 

Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a explorar os números de 0 a 20, desenvolvendo noções de contagem, sequência numérica, quantidade e relações matemáticas simples.

As atividades são planejadas para colocar a criança como protagonista da própria aprendizagem, estimulando a curiosidade, a autonomia, a criatividade e o pensamento lógico. Além disso, o projeto também favorece a socialização, a cooperação e a resolução de desafios de forma significativa e envolvente.

O desenvolvimento do projeto acontece entre os meses de março e setembro, com vivências em sala de aula conduzidas pelas professoras Franciele Bottger e Regina Brragan. 

O lançamento contou com uma dinâmica especial envolvendo música e materiais concretos, despertando o interesse dos alunos desde o início. Como culminância, será realizada uma mostra pedagógica, na qual serão apresentadas as produções e experiências vivenciadas pelas crianças.

Entre os resultados esperados, destaca-se o reconhecimento e a identificação dos números até 20, o fortalecimento do raciocínio lógico, da atenção e da concentração, além do incentivo à participação ativa e ao protagonismo infantil.

“Mais do que aprender números, o projeto busca transformar o processo de aprendizagem em uma experiência de descoberta, experimentação e diversão, respeitando o ritmo e as particularidades de cada criança” contam as professoras.

 

< voltar