Os alunos do Pré I embarcaram em uma jornada de descobertas, explorando o mundo ao seu redor com olhos curiosos e mentes inquietas. Sob a orientação das professoras Franciele Bottger e Regina Barragan, o projeto transforma cada experimento em uma aventura fascinante!
A aula inaugural teve a participação do acadêmico da UFFS, Guilherme Daniel Robe, voluntário do programa PETCiências da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Ele fez a experiência conhecida como "Pasta de Dente de Elefante", que produz uma grande quantidade de espuma graças à mistura de algumas substâncias químicas.
Os estudantes ficaram entusiasmados para realizar seus próprios projetos. Antes de anunciar o primeiro cientista da turma – o Lucca –, as professoras apresentaram um kit especial, repleto de elementos que fazem qualquer explorador se sentir pronto para a missão: um jaleco para vestir o espírito investigativo, uma lupa para enxergar os detalhes invisíveis e um livro de registros, onde as experiências ganharão vida por meio das palavras das famílias e dos desenhos criativos dos alunos.
A cada semana, um novo cientista mirim será sorteado para conduzir um experimento diante da turma – algo que já terá sido testado em casa com a família. E para inaugurar essa aventura, o Lucca escolheu um desafio intrigante: a Areia Movediça! O que será que vai acontecer quando os ingredientes se encontrarem? Mal podemos esperar para ver!
Mais do que apenas misturar substâncias, este projeto tem um propósito grandioso: despertar a curiosidade natural das crianças, tornar o aprendizado lúdico e envolvente e, acima de tudo, fortalecer o vínculo entre escola e família.
“A prática científica na Educação Infantil permite que as crianças vivenciem conceitos de forma concreta, estimulando o pensamento crítico e a criatividade”, explica a professora Regina. Já a professora Franciele ressalta a importância da participação da família nesse processo:
“Quando os pais se envolvem, criamos um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, ao compartilhar suas experiências com os colegas, as crianças desenvolvem autoconfiança, habilidades de comunicação e expressão oral, essenciais para seu crescimento.”