O La Salle Medianeira abriu as portas para a comunidade na noite do dia 14/11 com objetivo de apresentar a produção científica dos estudantes do Ensino Médio. As pesquisas foram desenvolvidas ao longo do ano, orientadas por professores.
A 2ª Mostra do projeto IC+ exibiu pesquisas em várias áreas do conhecimento, articulando habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sustentabilidade do planeta foi uma das preocupações presentes na maioria dos trabalhos.
Os estudantes, que já haviam se submetido a bancas avaliadoras composta por professores e convidados em etapa anterior do projeto, dessa vez foram avaliados por profissionais da comunidade externa.
A coordenadora pedagógica do colégio, Marlete Gut, argumenta que a inserção do projeto no Ensino Médio é importante para formar cidadãos críticos e conscientes, com a capacidade de resolução de problemas e conhecimento da metodologia científica que precisarão usar depois, na universidade. “Nesse sentido, a atividade sensibiliza os estudantes a atuarem, de forma ativa, em uma sociedade multicultural, desenvolvendo também a oralidade e a interação social”, afirma.
A professora Tieli Menzel, coordenadora do projeto, acrescenta que a experiência é uma oportunidade para que os estudantes organizem suas ideias de forma coerente, lidem com perguntas e até mesmo com o nervosismo ao ter de se expor em público. “É um preparo para situações futuras, tanto na vida acadêmica quanto profissional, em que a capacidade de se comunicar efetivamente pode ser determinante”, aponta.
Outro benefício para os estudantes citado por Tieli é o projeto ser desenvolvido ao longo dos três anos do Ensino Médio, que proporciona um amadurecimento crescente na exploração de áreas de interesse específicas, ajudando na escolha de uma possível carreira futura. “Ao envolver-se com a pesquisa científica desde cedo, os estudantes têm a chance de descobrir suas paixões e potenciais caminhos profissionais. Tudo isso os prepara melhor para os desafios acadêmicos futuros, facilitando a transição para o ensino superior”, destaca.
Para o estudante da 2ª série, Leandro Schmitt, essa meta foi alcançada. Ele se sentiu parte do mundo acadêmico científico, tendo estudado muito para escrever o artigo Transtorno do Espectro Autista: Análise da etiologia e estatística com os colegas e organizar-se para apresentá-lo dentro das regras exigidas.
“Além de poder apresentar o conhecimento criado com as pesquisas, achei muito legal a oportunidade de divulgar o trabalho para outras pessoas, o que auxiliou na oratória, na argumentação para defender uma ideia, uma preparação para a apresentação de um TCC no Ensino Superior, por exemplo”, explica.