29/09/2023

De olho nas universidades

Duas universidades gaúchas foram o destino ontem, dia 29, dos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O projeto lassalista “Conhecendo as Universidades” levou-os a desvendar um pouco do ensino superior, ajudando-os a refletir sobre seu caminho profissional futuro.

O terceirão participou do Vem pra UFFS, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Eles visitaram as instalações e conheceram os cursos oferecidos no Campus de Cerro Largo, interagindo com professores e acadêmicos e realizando práticas nas várias áreas de conhecimento.

Já os estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram até a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), em Porto Alegre, conferir o Open Campus PUCRS, evento de acolhida de uma das principais universidades privadas gaúchas.

Nesta sexta-feira, 29, os formandos também estarão na Universidade Federal de Santa Maria para o Descubra a UFSM, onde estão ampliando seus conhecimentos sobre esta universidade pública que ocupa um papel central no ensino superior do Estado.

As turmas foram acompanhadas dos professores lassalistas Lucas Schnorrenberger, na UFFS; Rafael Tolffo e Lurdes Claudete Webler, na PUCRS, e Ledir Wastowski e Tieli Menzel, na UFSM.

Conhecer o ambiente acadêmico é um estímulo aos alunos da Escola Básica por diferentes razões:

Inspirar a busca pelo conhecimento: Visitar uma universidade pode inspirar os alunos a continuar seus estudos após a conclusão do ensino médio. Ao ver as instalações, conversar com professores e alunos universitários, eles podem se sentir mais motivados a buscar o ensino superior e continuar aprendendo.

Conscientização das opções de carreira: As universidades oferecem uma ampla variedade de cursos e programas acadêmicos. Conhecer as universidades permite aos alunos explorar as diferentes áreas de estudo e as oportunidades de carreira associadas a cada uma delas. Isso ajuda a tomar decisões mais informadas sobre seu futuro acadêmico e profissional.

Familiarização com o ambiente acadêmico: Visitar uma universidade oferece aos alunos uma ideia do ambiente acadêmico e das expectativas que podem encontrar no ensino superior. Isso pode ajudá-los a se preparar melhor para a transição da escola básica para a universidade.

Networking: Conhecer uma universidade pode permitir que os alunos estabeleçam contatos com professores, funcionários e estudantes universitários. Essas conexões podem ser valiosas no futuro, fornecendo oportunidades de orientação, mentoria e até mesmo acesso a estágios e oportunidades de pesquisa.

Desmistificação do ensino superior: Para muitos alunos, a universidade pode parecer distante e inatingível. Visitar uma universidade e interagir com pessoas que frequentam ou trabalham lá pode desmistificar esse processo, tornando-o mais acessível e compreensível.

Estímulo à excelência acadêmica: A exposição a um ambiente acadêmico de nível superior pode inspirar os alunos a se esforçarem mais em seus estudos na escola básica, com a esperança de alcançar seus objetivos acadêmicos e serem aceitos em universidades.

Preparação para o futuro: Conhecer universidades ajuda os alunos a entender a importância da educação superior na sociedade atual. Isso pode incentivá-los a se preparar de forma mais eficaz para os desafios que enfrentarão ao ingressar na universidade, como aprimorar suas habilidades de estudo e desenvolver habilidades de pensamento crítico.