14/03/2023

Ensino Médio

COMCiência: 2ª edição do IC+ é lançada

COMCiência: 2ª edição do IC+ é lançada

Ontem os jovens lassalistas do Ensino Médio ficaram frente a frente com professores-pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no lançamento do projeto de Iniciação Científica (IC+) 2023.

A 2ª edição do projeto tem por tema: COMCIÊNCIA: Cuidando da casa comum. O objetivo é que os estudantes busquem soluções para as questões ambientais e de sustentabilidade, sem descuidar dos problemas sociais.

Na mesa redonda, que iniciou às 14h no Salão de Eventos do colégio, os convidados destacaram a importância da pesquisa científica para a sociedade e compartilharam suas próprias experiências e conquistas na área. 

A professora Judite Scherer Wenzel lembrou que a pesquisa científica melhora o ser humano. “Ajuda a qualificar a capacidade de criticar, abstrair, analisar, discutir, ler e escrever, de se posicionar. Para começar, se apaixonem pela temática da pesquisa de vocês”, motivou.

As falas dos participantes, especialistas em diversas áreas do conhecimento, foram mediadas pelo professor lassalista Cleiton Reidorfer, que apresentou os educadores Marcus Vinicius Fontana (área de Língua Espanhola e Linguística), Fernando Henrique Borba (Engenharia Química), Judite Scherer Wenzel (Educação), Angelise Fagundes da Silva (Língua Espanhola) e Alcione Alves (Engenharia Ambiental).

Conheça as etapas do IC+

De um modo geral, o IC+ visa articular habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, promovendo uma integração entre diferentes áreas do conhecimento e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas da humanidade.

Os alunos poderão se lançar aos desafios organizando-se em grupos, que podem ser compostos por estudantes de diferentes turmas ou séries.

A equipe poderá escolher uma das propostas a serem apresentadas em quaisquer destas quatro áreas: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Um professor acompanhará a pesquisa, orientando cada etapa do trabalho.

As inscrições dos projetos de pesquisa deverão ser feitas pelos estudantes até o dia 24 de março.

Ao longo do ano, os grupos terão encontros com os professores e, posteriormente, defenderão os trabalhos a uma banca avaliadora, que dará notas sobre o conteúdo escrito, a apresentação e a capacidade de expressão oral-argumentativa.

No final do segundo semestre, todas as pesquisas serão apresentadas à comunidade em uma mostra aberta ao público em geral, momento da avaliação final dos trabalhos.

< voltar