30/01/2023

Educadores retornam no dia 1º com semana de formação

Os professores lassalistas retornam ao La Salle Medianeira a partir desta quarta-feira, dia 1º, para planejar o novo ano letivo e capacitar-se nas abordagens, ferramentas e reflexões necessárias para sua atuação em sala de aula em 2023.

As Jornadas Pedagógicas acontecem de 1º a 7 de fevereiro. A palestra de abertura, às 7h30min, com o tema Educando com sentido e significado, será da psicóloga Andreia Zuchetto.

Dessa primeira manhã de formação participam todos os colaboradores do colégio. Por isso, não haverá atendimento para o público externo no dia 1º das 7h30 às 12h.

A Pesquisa Científica é o assunto central no dia 2, com a participação da professora e pesquisadora Neusa Maria Scheid, doutora em Educação Cientifica e Tecnológica, atuando principalmente com formação de professores, ensino, história e concepção de ciência.

Os professores serão instigados a pensar mais sobre a iniciação científica desde a Educação Infantil. Em 2022, o projeto IC+ foi aplicado em todas as turmas do Ensino Médio, levando os estudantes a desenvolver pesquisas dentro de métodos científicos adotados inclusive no ensino superior.

Na segunda parte da manhã, o professor André dos Santos Baldraia Souza tem a fala Dos gestos e ações ao cotidiano: a educação física no cotidiano escolar. Atualmente Baldraia atua nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Geografia e nos Programas de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento e de Administração na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na sexta-feira, 3, o tema da formação docente será Inclusão com desenvolvimento de habilidades, abordado pelo professor Ivan Antonio Basegio, coordenador pedagógico do Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS.

Basegio tem formação e experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente com psicomotricidade relacional, educação inclusiva, Autismo, ludicidade e inclusão.

As Jornadas lassalistas continuam na segunda-feira, 6, desenvolvidas pelo time pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, cujo material didático é adotado pelo La Salle Medianeira em todos os níveis de ensino.

O último dia das Jornadas Pedagógicas, na terça-feira, 7, será dedicado ao processo avaliativo, com um olhar especial às competências exigidas no Novo Ensino Médio. Participa a professora Aline de Lima Rodrigues, pós-doutoranda na UFRGS, na linha de pesquisa de autoformação docente e itinerários de vida. O papel da avaliação na constituição das aprendizagens é o assunto da palestra.

Para abordar na Volta às Aulas

Os temas da Pastoral SOMOS deste ano – DNA Lassalista, o que nos impulsiona a servir – e da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome – também são destaques da semana de formação docente no La Salle, pois estarão presentes no cotidiano escolar dos estudantes lassalistas a partir do dia 13 de fevereiro, data do reinício das aulas.

Na construção do DNA Lassalista, a ideia é compartilhar palavras que remetam a sentimentos, princípios e valores intimamente ligados à essência e à identidade lassalista, aprofundando o reconhecimento dos elementos comuns que definem a identidade e o carisma lassalista.

Já a Campanha da Fraternidade, com o tema Fraternidade e Fome e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), será apresentada aos educadores a partir de três eixos: ver a realidade da fome, com as causas e os números da fome no Brasil; iluminar com a luz da Palavra, através dos fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado, e o agir para transformar a realidade da fome, inspirando a ações concretas para o combatê-la.