Criança pequena investiga como um cientista? A Creche II mostrou que sim.
Através da observação e do manuseio de variados objetos, os alunos puderam compreender mais sobre os elementos da natureza e fenômenos como o sol, a sombra, as cores, os líquidos e muito mais.
Entre as atividades das “Investigações Fenomenais”, a turma brincou com as sombras de diferentes formas, desde a projeção do próprio corpo no sol até as produzidas com lanternas no escuro e papel celofane colorido. As sombras também “dançaram” com os objetos colocados sobre um lençol.
O manuseio de líquidos coloridos em diferentes utensílios, com tamanhos e formas variadas, permitiram aos pequenos observar as mudanças que acontecem em relação à mistura das cores e ao transporte dos líquidos.
Já com as "bandejas de experimentação", a turma realizou descobertas através da interação com materiais que não são considerados brinquedos, como pedras, areia e grampos de madeira.
“Nas observações e testes que fazem com o que está em seu entorno, as crianças têm ideias, formulam hipóteses e geram novos aprendizados, mas para isso, precisam estar imersas em contextos ricos, que garantam a elas variadas possibilidades de atuação", afirma a professora Cheila Heinrich.