O projeto Brinquedo Encantado, na Creche II, está incentivando o brincar e a criação de brinquedos com sucatas.
A tarefa da criança é brincar com os brinquedos da escola, que estarão “passeando” na sua casa. Depois disso, juntamente com sua família, confeccionar um novo brinquedo que será apresentado para os colegas na escola. Eles também farão o brinquedo para si.
A Antonella Tones foi a primeira estudante escolhida, por sorteio, para levar a sacola com os brinquedos e propor um novo entretenimento à turma. Ela escolheu, em casa junto com a família, fazer um jogo da memória com picolés coloridos.
De volta à escola a Antonella explicou como fazer o brinquedo. Cada estudante pintou uma cartela e, no verso das cartinhas, a foto de colegas e professoras foram coladas para fazer os parzinhos. Depois, foi só se divertir jogando.
A professora Cheila Heinrich destaca que o projeto é estratégico dentro de um contexto de consumo da sociedade atual, fomentadora do desejo das crianças por brinquedos caros, mas, muitas vezes, pouco interativos.
“O que torna o brinquedo realmente encantado para as crianças é saber que ele foi pensado e criado por elas mesmas. De quebra, mostramos que é possível brincar e se divertir com pouco, desestimulando o consumismo e reforçando o cuidado com o nosso planeta”, afirma.
No final do projeto, a Creche II fará uma exposição das criações na recepção da escola.