06/09/2022

Ensino Fundamental II

6º ano faz viagem de estudos sobre água e reciclagem

Estudantes do 6º ano aprofundaram seus conhecimentos em Viagem de Estudos no dia 31/08 à Santo Ângelo e à Giruá com o objetivo de conhecer o processo de tratamento da água e do lixo.

Na primeira etapa da viagem, as turmas, acompanhadas das professoras Marisa Both e Débora Ruschel, visitaram as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto da Corsan, em Santo Ângelo.

Lá, técnicos da companhia explicaram as etapas de despoluição da água captada para torná-la potável. Os alunos também aproveitaram para ir até o Museu José Olavo Machado, localizado ao lado da Catedral Angelopolitana, para uma aula de história sobre os antigos povos missioneiros e as reduções jesuíticas.

Em Giruá, as turmas se dirigiram a três locais de destinação do lixo trazido de vários municípios, inclusive Cerro Largo.

No primeiro deles, o aterro sanitário para onde são levados os resíduos orgânicos, os estudantes visualizaram como é feito o manejo desse tipo de lixo para evitar contaminações do solo.

Para conhecer o processo de reciclagem de um tipo específico de lixo - as embalagens de agrotóxicos - a parada seguinte da viagem aconteceu na Jerivá Embalagens, onde aprenderam como deve ser o encaminhamento desse tipo perigoso de resíduo, que jamais pode ser jogado no meio ambiente, mas reencaminhado às empresas produtoras.

A experiência final em Giruá teve espaço na Coper Vida RS, uma cooperativa de catadores que selecionam o lixo seco reciclável.

Os alunos conheceram as dificuldades da separação dos resíduos, que muitas vezes vêm misturados com o lixo úmido, e como são embalados os materiais (plásticos, metal, etc) em fardos para serem destinados a cada empresa recicladora.