26/08/2022

5º ano simula erosão do solo e conhece cooperativa

Os estudantes do 5º ano conectaram a teoria à prática ao fazer um experimento que mostrou a eles como acontece o processo de erosão do solo e a conhecer o processo de separação do lixo feito na Associação de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN).

A prática foi orientada pela acadêmica do Curso de Geografia da UFRGS, Débora Ruschel, que levou a turma até à cooperativa e também à Praça da Matriz, onde, em garrafas pet com terra, todos simularam deslizamentos de terra utilizando água.

A acadêmica demonstrou três situações em que a erosão pode ocorrer. Na primeira simulação, ela mostrou o que acontece quando chove muito e o solo não possui nenhum tipo de cobertura vegetal e tem lixo acumulado – um deslizamento que destrói casas, especialmente as construídas de forma irregular, e leva praticamente tudo o que encontra pela frente.

Usando a terra nas garrafas, os estudantes ergueram barrancos e colocaram brinquedos e outras estruturas simulando casas no topo. Ao jogar um volume grande de água nas construções, perceberam como tudo desliza rapidamente quando não há nada que possa servir de contenção à terra, como seria o caso de raízes de árvores e outras vegetações.

Ao colocar galhos e folhas na terra, em outra situação, Débora chamou a atenção dos alunos para o papel da vegetação na proteção das encostas, assim como da mata ciliar para a manutenção do leito dos rios, retendo deslizamentos.

Na terceira simulação, os alunos verificaram que um solo rico em materiais orgânicos, como folhas caídas e troncos em decomposição, retém mais a terra do que um solo empobrecido e muitas vezes repleto de lixo seco, que dura muitos anos para desaparecer.

“O lixo reciclável jogado nos morros habitados é fator que eleva o risco de deslizamentos porque ajuda a descompactar o solo e impulsiona o deslocamento da terra”.

Reciclagem

Para conscientizar a turma sobre a importância da destinação correta do lixo, inclusive para evitar a poluição do solo e os deslizamentos, a acadêmica, acompanhada pela professora Angelita Hister, levou todos à sede da COOPERCAUN, na Linha Primeira.

Lá, no dia 22, os estudantes acompanharam todo o processo de separação do lixo do município até a fase de remessa para envio às empresas que farão a transformação dos resíduos em novos produtos.

A visita à cooperativa complementou o aprendizado dos 5 Rs realizado em sala de aula, quando a turma conheceu o sentido ecológico dos verbos repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“A atividade de campo ajuda na conscientização e na compreensão das situações explicadas em sala de aula”, destaca Débora.