15/08/2022

Policiais dão aula de Trânsito na Educação Infantil

Policiais da Brigada Militar orientaram na semana passada os estudantes do Pré II sobre as principais regras do trânsito de uma cidade.

A atividade foi a culminância do estudo “Cidades daqui e dali”, em que as turmas criaram um manual de trânsito com as principais regras a serem obedecidas nos deslocamentos pelas cidades, destacando o lugar e o papel das crianças nesse contexto.

A visita da equipe foi na sexta-feira, 12, e as ações foram em divididas em teste de conhecimento e prática em um minicircuito de trânsito.

A soldado Reni Inês Lermen comandou as perguntas teóricas, que serviu para a retomada dos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Para a prática, juntaram-se a ela o sargento Paulo Roberto de Freitas Pereira e o soldado Claudinei Backes.

Além das principais regras de segurança, como uso do cinto e mãos na direção, as crianças aprenderam a observar as mensagens dos sinais e placas que regulam o vai e vem das ruas para a harmonia entre veículos e pedestres.

Com bicicletas, patinetes e caixas simulando carros, os estudantes testaram a atenção andando em um circuito com faixa de pedestres, semáforo e placas indicativas.

Os policiais, como autoridades máximas no trânsito, atuaram no circuito orientando motoristas e pedestres durante a circulação na pista.

A soldado Reni resumiu assim o objetivo do projeto: “Se servir para que no futuro o trânsito seja melhor, já valeu a pena”.