22/06/2022

A percepção do som como linguagem na Creche II

Através de vivências estimulantes, a Creche II está explorando o SOM, uma das competências presentes na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Criar, identificar e utilizar diversas fontes sonoras são habilidades que enriquecem o repertório linguístico da criança, através do qual ela pode expressar pensamentos, sentimentos e emoções, explica a professora Cheila Heinrich.

Por isso, os estudantes ingressaram no mundo das sonoridades de corpo e alma. Eles construíram chocalhos para embalar os cantos da turma, observando o ritmo, as batidas e o movimento do corpo, e um instrumento de sopro típico africano, que adiciona timbre à voz – o kazoo.

A turma descobriu com diversas melodias que a nossa voz é um instrumento potente e natural e que pode ser usada de maneira expressiva e criadora. Eles observaram que o som pode ser alto, baixo, lento ou rápido imitando algumas “vozes” de animais, sons muito marcantes nas infâncias.

A diversão foi ainda maior quando os estudantes interagiram com uma instalação de objetos "barulhentos", pendurados ao ar livre. O objetivo foi provocar as crianças a investigar as possibilidades sonoras a serem extraídas dos diferentes materiais.