21/06/2022

3º ano tem aula no campo sobre criação de gado

Qual a diferença entre a pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva? O modo como o homem cria o gado para sua alimentação define o gasto e as tecnologias necessárias para esse investimento.

A turminha do 3º ano entendeu muito melhor esse conteúdo saindo da sala de aula com a professora Elisandra Pich e indo até a propriedade de Armindo Schröpfer, dono da Agropecuária São Roque. A visita acontreceu no dia 15/06.

Lá, no interior do município de Rolador, eles puderam ver essas diferenças com facilidade nos espaços de criação do gado, entender as vantagens e desvantagens desses manejos, bem como conhecer alguns cavalos e ovelhas.

Como característica da pecuária intensiva, a turma identificou o confinamento dos animais em pequenos cercados, onde podem receber alimentação direcionada, com mais nutrientes para um regime de engorda, e ter sua reprodução controlada e com melhoramento genético através do método de inseminação artificial.

Os estudantes percorreram depois uma grande extensão de pastagens para visualizar o gado solto em áreas maiores de campo, característica do modo de criação extensiva. Ali, os animais se alimentam livremente e não há necessidade de muitos investimentos, mas o proprietário tem menos controle sobre seu desenvolvimento e saúde.

Assistidos pelo veterinário Gustavo München, os estudantes também tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre como o gado é tratado, de que se alimenta e outras curiosidades referentes ao trabalho agropecuário.

Agradecemos ao proprietário da Agropecuária São Roque pelo acesso às pastagens, e ao veterinário Gustavo, pelos ensinamentos.