03/06/2022

Jornalismo em pauta: aula na Folha da Produção

Após compreender o gênero jornalístico e suas técnicas e criar uma capa de jornal usando uma plataforma digital, os estudantes das turmas de 1ª série do Novo Ensino Médio foram ao Jornal Folha da Produção conhecer os bastidores da notícia em uma redação de verdade.

O jornalista Luis Henrique Franqui, que cuida de todas as etapas de produção da notícia no periódico, conversou com os alunos e com a professora Simone Rossetto, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa.

Ele abordou questões técnicas, de legislação e edição que envolvem o texto jornalístico, o uso das imagens e a impressão do jornal, que atualmente é feita no município de Ijuí.

Os alunos apresentaram questionamentos que os ajudaram a entender melhor o processamento da informação pelos meios de comunicação.

O universo digital, que hoje é um importante espaço do jornalismo e muito acessado pelos jovens, foi outro tema presente no diálogo, especialmente em virtude das fake news.