02/06/2022

3º ano planta muda de figueira na Praça da Matriz

Na Semana do Meio Ambiente, o 3º ano plantou uma figueira na praça da Matriz. O local escolhido foi ao lado do parque infantil, de frente à rua Sete de Setembro, onde uma árvore foi cortada e próximo a outra figueira que faz sombra no ponto de táxi.

Com a orientação da professora Elisandra Pich, os estudantes se revezaram em colocar terra junto à muda, em um buraco previamente escavado por um funcionário da prefeitura. A ação contribuiu para que cada criança se sentisse responsável em ajudar a natureza a se fortalecer.

De volta à escola, a próxima atividade foi criar um grande painel sobre o Meio Ambiente, usando material descartável, como tampinhas plásticas e rolinhos de papel, tinta e as próprias mãos e pés.

À medida em que o trabalho ia evoluindo, os alunos se surpreendiam com o resultado. Pés e mãos pintados, viraram pincéis e de onde surgiram a grama e as folhas e os troncos de árvores. Os rolinhos de papel transformaram-se em borboletas coloridas e, as tampinhas plásticas, nuvens azuis e maçãs vermelhinhas.

Além de estimular a imaginação, a proposta teve como objetivo principal mostrar aos estudantes como reaproveitar o lixo descartável e conscientizar sobre a importância do processo de reciclagem de resíduos sólidos.