13/05/2022

Os números saem da caixa no Pré I!

A Caixa Mágica dos Números foi aberta nas turmas do Pré I, que está descobrindo o universo da matemática!

O projeto, além de ensinar a relação entre numeral e quantidade, visa ampliar as habilidades das crianças, aumentando sua capacidade para resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados e, por consequência, sua própria autonomia.

A primeira atividade foi a contação da história “E o Dente Ainda Doía”, de Ana Terra, que introduziu a ordem sequencial de 0 a 10. A cada número aprendido, a professora pintará o número no boneco apresentado durante as aulas.

Para abrir a caixa, as crianças devem ajudar a realizar uma sequência de falas e gestos com o lápis, que é a “varinha mágica”.

“De dentro da caixa, podem sair muitas coisas relacionadas aos números a serem aprendidos, como histórias, jogos, atividades, brincadeiras, experiências, mágicas, receitas, músicas, objetos e tarefas a serem realizadas. Também iremos confeccionar jogos ou brinquedos utilizando os números” conta a professora Débora.

Primeiro as crianças conheceram todos os números de 0 a 9. Agora, cada número está sendo trabalhado individualmente. Duas mãozinhas feitas de material emborrachado foram confeccionadas por cada aluno para auxiliar na contagem da quantidade.

A ideia é que, a cada etapa da aprendizagem, haja uma novidade lúdica para instigar os alunos a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de criação.

Além de representar quantidades de várias formas, as atividades vão proporcionar o conhecimento básico sobre gráficos e tabelas e a expressar medidas de comprimento, altura, peso, trazendo a matemática para o cotidiano das crianças.