12/05/2022

Alunos do 8º ano comprovam teorias eletromagnéticas

Para entender como funciona a relação entre a energia elétrica e o magnetismo, os estudantes do 8º ano construíram eletroímãs e visualizaram o movimento dos motores elétricos com pilhas, ímãs, fita isolante, fios de cobre e objetos metálicos.

A turma pôde observar o princípio da tecnologia dos motores elétricos ao aproximar uma pilha grande ligada a uma espira de fios de cobre por um metal condutor. A corrente elétrica da pilha associada ao magnetismo do ímã fez a espira girar, comprovando o efeito eletromagnético.

A fabricação de um eletroímã foi feita enrolando um fio de cobre em um parafuso e fixando suas extremidades nos polos da pilha, um de cada lado. Com a corrente elétrica, todo o parafuso transforma-se em um ímã, sendo capaz de atrair outros objetos metálicos.

O que é o eletromagnetismo

O eletromagnetismo é a área da física que estuda a relação entre a eletricidade e o magnetismo. As cargas elétricas em movimento geram campo magnético e a variação do fluxo magnético produz campo elétrico. O campo magnético surge a partir do movimento de carga elétrica, pois ele é resultado da corrente elétrica.

Várias coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas, como o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth.