27/04/2022

Lançado projeto de Iniciação Científica IC+ no EM

Se a internet acabasse, se as abelhas fossem extintas ou se a vida na Terra se tornasse inviável e tivéssemos que mudar de planeta, como enfrentaríamos tais desafios?

Propor soluções para estas e outras situações que envolvem um conhecimento interdisciplinar é o objetivo do projeto Iniciação Científica (IC+), lançado nesta quarta-feira, 27, e que terá por tema em 2022 “La Salle em Ação: Salvando o Mundo”.

O projeto envolverá estudantes de todo o Ensino Médio, que através de pesquisas científicas vão buscar soluções para diversos problemas relacionados à sobrevivência do planeta.

Participaram do lançamento do projeto os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus de Cerro Largo: Ana Cecilia Teixeira Goncalves (Letras), David Augusto Reynalte Tataje (Ciências Biológicas), Cássio Belusso (Matemática), e Ivann Carlos Lago (Ciências Sociais).

Eles falaram da importância da investigação científica como forma de descoberta do mundo e de avanço para a humanidade, citando exemplos de como a Ciência promove o bem-estar social, desenvolvendo vacinas, placas solares, celulares, os aprendizados nas linguagens, e as pesquisas que ajudam a compreender o comportamento humano.

Sempre linkando o conhecimento com sua aplicação na prática em benefício da sociedade, cada um dos convidados também compartilhou suas experiências acadêmicas aos alunos, relacionando os estudos, em cada área do conhecimento, com projetos científicos que deram sentido às suas trajetórias profissionais e de formação.

“Fiquei muito feliz com a proposta, pois quando vocês chegarem à universidade, já estarão nesse processo de aquisição do texto acadêmico. De uma forma mais ampla, vocês poderão usar esse conhecimento para interagir com a sociedade”, avaliou a professora Ana Cecília, que parabenizou a escola pela iniciativa.

Para o professor Ivann, a principal contribuição do projeto IC+ é desenvolver nos estudantes a percepção científica do mundo. “Quanto mais aprendermos a enxergar o mundo cientificamente, mais conseguiremos compreendê-lo e, assim, mais alternativas, segurança e opções teremos para nos comportar e agir diante dele”, comentou.

Conheça as etapas do IC+

De um modo geral, o IC+ visa articular habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, promovendo uma integração entre diferentes áreas do conhecimento e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas.

Os alunos poderão se lançar aos desafios organizando-se em grupos de três, que não precisam ser da mesma turma ou série.

A equipe poderá escolher uma das propostas a serem apresentadas em quaisquer destas quatro áreas: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Um professor acompanhará a pesquisa, orientando cada etapa do trabalho.

As inscrições dos projetos de pesquisa deverão ser feitas pelos estudantes até o dia 30 de maio.

Ao longo do ano, os grupos terão encontros com os professores e, posteriormente, defenderão os trabalhos a uma banca avaliadora, que dará notas sobre o conteúdo escrito, a apresentação e a capacidade de expressão oral-argumentativa.

Em novembro, todas as pesquisas serão apresentadas à comunidade em uma mostra aberta ao público em geral.