13/04/2022

Páscoa para reviver tradições com a Osterbaum

A Semana Santa no La Salle é vivida com o espírito de celebração da vida, após o sacrifício de Jesus na Cruz.

O ovo, símbolo desse renascer, é o centro do trabalho artístico dos estudantes, que enfeitaram a Orsterbaum, Árvore da Páscoa ou da Vida, na tradição alemã.

Desde a Educação Infantil, os alunos pintaram as casquinhas destinadas a colorir os galhos da Árvore, que está na recepção do colégio.

Embaixo dela, outros símbolos do Pessach – passagem, em hebraico: Jesus, a cruz, a uva, e o coelho, além de cestas com ovos decorados.

Apesar da origem da Páscoa ser pagã, a simbologia da Osterbaum traz em si um significado cristão: a Árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus.

No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida, da ressurreição. O ovo lembra que há vida dentro dele, que brota a partir de uma ruptura.

Na capela e nas salas de aula, a Páscoa é tema de reflexão, já que é uma das datas mais importantes da Cristandade.

Todas as turmas reuniram-se em celebração para compreender o real significado da entrega de Cristo para a salvação dos homens.

Os momentos, coordenados pela Pastoral Lassalista, tratam de renovação de atitudes, transformação, e da busca pela concretização dos sonhos.

Tarde de Fantasia

Esta semana coelhinhos de verdade visitaram os ambientes da Educação Infantil e Anos Iniciais, resgatando o afeto e a fantasia das crianças pela expectativa de receber ninhos com doces.

Nesta Quinta-Feira Santa, as turmas da tarde descobrirão o local dos mimos através de pistas. As pegadinhas do coelho já estão por toda a parte.

Outra atividade que encantou os estudantes, realizada no 3º ano, foi a pintura e decoração de bolachas em formato de ovinhos de Páscoa. Eles usaram merengue e granulados para enfeitar saborosamente o alimento, que será degustado em casa, junto às famílias.