15/03/2022

Estudantes do NEM atuam como jornalistas

O estudo da linguagem jornalística, tema presente no currículo da 1ª série, levou estudantes do Novo Ensino Médio (NEM) a criarem capas de jornais com notícias da escola, desenvolvendo seus próprios conteúdos visuais e textuais.

A atividade foi feita na disciplina de Língua Portuguesa, coordenada pela professora Simone Rossetto, que orientou os alunos sobre cada um dos elementos que integram a capa dos jornais, como a manchete e a foto principal.

Utilizando o Canva, ferramenta online para a criação de designs gráficos, eles montaram as capas selecionando as notícias principais e diagramando-as na página.

Segundo a professora, o objetivo foi que os grupos escolhessem as informações (edição) mais relevantes no cotidiano escolar, elaborassem textos claros e diretos, tirassem as próprias fotos, e utilizassem de forma harmoniosa o espaço gráfico disponível.

“O mais encantador foi vê-los como protagonistas destas capas, atuando como jornalistas, criando os conteúdos”, comenta Simone.

Impressas, as capas ilustraram o corredor da escola e também poderão ser acessadas via QR Code em cartazes nas salas de aula.

Quem quiser visualizar o trabalho online pode clicar nos links abaixo:

Capas da M1-1

Capas da M1-2