09/03/2022

Alunos repudiam machismo e destacam força feminina

O Dia Internacional da Mulher foi marcado neste dia 8 de março pelo diálogo com a professora e pesquisadora da URI, Dr. Neusa Maria John Scheid.

Os estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio puderam conversar, questionar e conhecer mais sobre as conquistas das mulheres nas Ciências.

O tema é um dos enfoques principais do projeto "Olhar de Gênero através das Conquistas das Mulheres", que une professores de diversas áreas do conhecimento e deverá ter novas etapas.

Desde a semana passada, as turmas estão aprofundando leituras e debatendo a luta feminina, e identificaram preconceitos, produzindo painéis pelos corredores da escola com exemplos de falas, atitudes e/ou comportamentos machistas, sexistas e misóginos nas relações interpessoais e construíram possíveis respostas a essas atitudes.

Como homenagem, a turma da 2ª série do Ensino Médio escolheu o vestuário como forma de protesto. Os meninos vieram de rosa, e as meninas, de azul, desmistificando que existam cores padrões para os gêneros.

Já os formandos, na aula de Sociologia, lembraram mulheres fortes, como cientistas, esportistas, ativistas, professoras, mães. Alguns se caracterizaram como as personagens femininas admiradas, ou trouxeram algum objeto profissional delas.

Bilhetes dirigidos aos colegas, com mensagens de apoio e incentivo ao empoderamento das mulheres, ganharam espaço nas salas de aula e fortaleceram o diálogo entre todos, independente de sexo.

?Ao longo do ano, o projeto continuará abrindo espaços de fala para destacar a mulher nas profissões, como chefe de família e na Ciência.

Um deles, denominado “Nunca foi bruxaria, sempre foi ciência”, será desenvolvido na 1ª série do Novo Ensino Médio (NEM), no itinerário Saúde Individual e coletiva, pela professora de Biologia, Tieli Menzel.

Os estudantes deverão elaborar uma pesquisa científica sobre mulheres cientistas e dissertar sobre as questões culturais/históricas que impediam as mulheres de participar da ciência.

Eles deverão reproduzir as principais contribuições científicas da pesquisadora escolhida através de experimentos, maquetes, etc. No final das apresentações em sala de aula, haverá uma exposição no salão de eventos.

A ideia é a realização de atividades também sobre a consciência negra e a homofobia, em seus respectivos dias de luta no calendário.