19/10/2021

Institucional

Pacto Educativo Global é lançado oficialmente no RS

Pacto Educativo Global é lançado oficialmente no RS

O Pacto Educativo Global é uma mobilização mundial convocada pelo Papa Francisco que defende uma educação mais aberta e inclusiva, na qual os ambientes educativos sejam espaços de escuta paciente, de compreensão e, sobretudo, de diálogo. 

Inspirados no chamado do Pontífice e, a partir de ações realizadas pela Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG), o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global promove, no dia 20 de outubro, às 19h, em caráter público, a live de lançamento do Pacto Educativo Global no Rio Grande do Sul. O Fórum reúne representantes de redes de ensino, congregações religiosas, instituições de educação e Pastorais ligadas ao Regional CNBB Sul 3. 

Para Diego Farias, representante da Família Franciscana: “o Pacto está reacendendo, em nós, um desejo de sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro e dialoga. Somos partes de uma causa muito bonita e muito desafiadora: a construção de um mundo melhor, mais fraterno, justo e igualitário. Voltar nossos corações para o que nos convida nosso querido Papa Francisco é valorizar a vida, a ecologia integral e, principalmente, querer compactuar com uma educação evangelizadora, promotora de vida plena”, afirma. 

Cilene Bridi, da Rede La Salle, manifesta o reconhecimento positivo desta conexão entre agentes da área da educação oportunizada pelo Fórum Estadual: “estamos felizes em fazer parte, nossas reuniões são produtivas, uma troca muito rica entre os diferentes”. E o representante da Rede Marista, Luiz Carlos Selbach, complementa: “esta caminhada é uma oportunidade para engajar a sociedade gaúcha a olhar a educação de forma mais humanizada”, enfatiza.

Para Oswaldo Dalpiaz, representante do Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS), o apelo do Papa mexe com um dos direitos mais sensíveis da pessoa: a educação. “Levar às instituições e às pessoas que dela fazem parte este apelo é algo maravilhoso. Ainda mais quando é feito de maneira coletiva, aplicando na sua organização aquilo que o Papa utiliza na motivação: “é necessária toda a Aldeia para educar uma criança”. O envolvimento, o coletivo, todas as partes são fundamentais para a concretização do sonho de termos uma educação de qualidade para todos. É o feixe que dá força às varas. É por isso que é processo. Este é nosso desafio”, avalia.  

Atividades promovidas pelo Fórum Estadual

Além dos encontros mensais do Fórum Estadual e da Live de lançamento, haverá um momento de escuta para estudantes, professores/as, lideranças pastorais e gestores/as de escolas, sobre como percebem a educação no Rio Grande do Sul e quais os sinais de esperança que existem. Dia 27 de novembro, sábado, das 9h às 12h haverá, ainda, um Seminário Estadual, em formato híbrido (presencial e online), no auditório do Prédio 50, na PUCRS, com transmissão simultânea pela plataforma Teams.  

Instituições interessadas em participar desse coletivo podem entrar em contato com Luiz Carlos Selbach, no e-mail: luiz.selbach@maristas.org.br. Para receber mais informações sobre o Pacto no RS, cadastre-se no link https://forms.office.com/r/Za5mHufdGw

 

< voltar