22/09/2021

Formandos criam talk shows para debater Física

Conteúdos de Física apresentados como em um talk show tornou a aula dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio mais divertida e dinâmica.  O projeto Física na TV, proposto pelo professor Rafael Tolffo, despertou a expressividade artística.

Eles criaram apresentadores, comentaristas e entrevistados com perfis diferentes para mostrar como a Física está presente em nosso cotidiano e qual a explicação para certos fenômenos.

Organizados em grupos, os alunos toparam o desafio utilizando o bom humor na linguagem e mesclando recursos tecnológicos, como vídeos e gráficos, com a interpretação teatral, criando personagens para debater e provocar reflexões sobre os temas:

1) 110 ou 220, qual é mais vantajoso?

2) Linhas de transmissão, como a energia chega aos aparelhos?

3) A Física nos aparelhos de diagnóstico;

4) Ímãs, eletroímãs, suas aplicações e funcionamentos;

5) Efeitos fisiológicos das ondas eletromagnéticas.

O resultado dos trabalhos surpreendeu o professor. “A dedicação deles em buscar os novos conhecimentos e a criatividade como os apresentaram chamou a atenção”, avaliou. Para o profº Rafael, o exercício do senso crítico e a expressão linguística-corporal são competências tão importantes como o conhecimento científico para uma formação integral.