15/09/2021

Brinquedos, como o Popit, ajudam crianças a calcular

Aprender matemática no Pré II está tendo o lúdico gostinho do brincar. Na semana da letra S, a turma foi apresentada à Soma, a primeira das quatro operações básicas que precisam dominar para ser cidadãos de fato.

Através de diversos brinquedos, a turma aprendeu a fazer suas primeiras contas. A ideia foi associar materiais e cores diferentes para facilitar a soma.

Blocos de montar foram utilizados pelas professoras para a montagem das continhas, bem como tampinhas plásticas e o famoso brinquedo Popit, que simula o estouro de bolhas em uma superfície de silicone.

Basta ir apertando as bolinhas coloridas para relaxar, ou efetuar uma soma, que foi o objetivo dado ao jogo no Pré II. “Eles adoram o Popit, então por que não utilizá-lo para uma aprendizagem mais prazerosa?”, questiona a professora Carla Dillemburg.

Saiba mais sobre o Popit AQUI!

Outro brinquedo que deixou os alunos loucos para somar foi a “Máquina de Calcular”, criada com sucata pela professora Ana Cristina Fritzen. Com materiais coloridos, a calculadora funciona com dois rolinhos de papel, que servem como tubos por onde as tampinhas plásticas são introduzidas, e fichas com números.

O aluno escolhe os números que vai somar e gruda em cima dos tubos, que estão separados por um sinal de mais. A seguir, vai colocando o número de tampinhas pedido no tubo 1 e depois no tubo 2. Elas caem na mesma caixinha, permitindo depois à criança descobrir o total da adição através da contagem de todas as peças.