25/09/2020

Galpões virtuais mantêm acesa a tradição gaúcha

Uma semana farroupilha que manteve o clima dos festejos tradicionais aproximou mais uma vez famílias e escola, em um laço que tem sido mais apertado em 2020. Com a ajuda da tecnologia, os galpões virtuais mostraram a força dos costumes unindo estudantes, professores e pais na dança, na comida, nos versos e na música do Rio Grande.

Os alunos das Creches II e III curtiram a semana com a confecção de um cavalinho de pau e conhecendo o almoço do gaúcho. Em casa as famílias fizeram um carreteiro ou churrasco. Na aula síncrona, conheceram objetos típicos, também dançaram músicas gauchescas.

No Pré I, as crianças ouviram um pouco da história do RS, conheceram as cores da bandeira e a reproduziram com pedaços de material emborrachado. As professoras também contaram a lenda da erva mate, algumas poesias e mostraram como cevar um mate. O aprendizado dos símbolos gaúchos foi reforçado através de um jogo de dominó. Houve ainda a audição do hino rio-grandense, apresentações culturais dos alunos e a confecção da bandeira.

Momentos semelhantes foram proporcionados às demais turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, que tiveram em seus encontros online a oportunidade de reviver a tradição declamando, cantando ou tocando algum instrumento.