19/05/2020

Ex-aluno vence Hackathon contra a Covid-19 no Canadá

O ex-aluno do La Salle Medianeira, Mateus Schoffen, venceu uma maratona de programação (Hackathon), realizada de 17 a 19 de abril no Canadá, junto com sete outros participantes de diversos países.

O evento é online e este ano propôs como desafio soluções para amenizar os impactos da Covid-19. A Hackathon TogetherVsVirus (Juntoscontraovírus) uniu mais de 500 participantes em 50 projetos diferentes.

"Fiquei muito surpreso ao ver como muitos cidadãos de todas as esferas se reuniram em um final de semana para explorar, aprender, crescer e criar soluções que terão um impacto na luta contra a COVID-19”, afirma Mateus, que atualmente  é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da FURG e fundador da Empresa de Marketing Digital BooPixel.

Ele conta que tiveram apenas 48 horas para formar um grupo, desenvolver uma ideia, criar uma solução, um produto mínimo viável(MVP) e ainda uma apresentação em vídeo.

A solução desenvolvida pelo grupo do Mateus, a plataforma Allyship, é voltada aos profissionais de saúde que estão enfrentando algum tipo de doença psicológica devido à COVID-19 oferecendo informações, recursos e apoio no local de trabalho.

“Criamos um site para fornecer aos profissionais de saúde suporte, informações e dados sobre traumas e problemas psicológicos que ocorrem por causa da situação da doença, pois verificamos um aumento no número de suicídios desses profissionais que estão na linha de frente no combate ao vírus”, explica.

Segundo Mateus, a ideia é implementar um círculo de empatia  utilizando informações e dados para combater traumas em um mundo pós-COVID, impactando empregadores, colegas de trabalho e entes queridos que desejam ser apoiadores na causa e ajudar nas questões relacionadas às consequências para os profissionais de saúde.

Como uma das vencedoras, a equipe ganhou um prêmio de mil dólares canadenses, que será doado a instituições de caridade, e o de melhor solução escolhida pelo público.

“Por essa grande surpresa das premiações e a visibilidade que o projeto ganhou, estamos realizando reuniões para seguir desenvolvendo nossa solução e encontrar novos parceiros”, comemora.

Mateus aconselha a participação em hackathons porque, além da pessoa conhecer gente de diversas culturas, o evento abre portas para o mercado profissional.

“ Graças a essa experiência que vivi no TogetherVsVirus fui convidado a ser mentor em um hackathon on-line chamado ToHacks, sediado em Toronto, e também participei da comissão organizadora do HackCovid 19, um hackathon brasileiro organizado por grandes instituições como a Fio Cruz, Cbpf, LNcc, e que tem apoio de muitas empresas como Nvidia, Petrobrás e Nitrio”.