19/05/2020

Memórias textuais com gostinho de infância no 6º ano

No 6º ano, o estudo de um tipo especial de texto, em Língua Portuguesa, levou os alunos a uma trilha de descobertas, que iniciou antes da suspensão das aulas presenciais, e teve seu término nas atividades domiciliares.

A primeira tarefa da turma foi explorar as características do gênero relato de memória, através de depoimentos de famosos, de textos e exercícios do livro didático.

No livro, eles leram dois relatos. O primeiro foi “Bolachinhas e escovas de dente”, de Patricia Auerbach, que tratava de uma menina e sua relação com os deliciosos sequilhos de coco, feitos pela sua bisavó, e os brinquedos preferidos da infância.

A partir disso, os alunos trouxeram para o colégio o brinquedo que marcou a infância deles e relataram uma memória afetiva vivida com ele. Depois da socialização, tiveram um momento para brincar com os colegas. A professora Simone Rossetto fez e compartilhou os sequilhos de coco.

O segundo relato, intitulado “As cocadas”, de Cora Coralina, as atividades se estenderam para as aulas domiciliares, cuja proposta foi os estudantes fazerem as cocadas. Além disso, as atividades culminaram na produção de relatos escritos por cada um deles e postados num blog da turma, criado especialmente para postar as produções textuais desenvolvidas durante o ano.

Para conferir os textos clique AQUI!