07/05/2020

Autobiografias enriquecem o ser com memória familiar

Qual a diferença entre uma biografia e uma autobiografia e como esse gênero impacta o indivíduo investigador de si mesmo?

Para entender bem essa distinção e explorar um universo desconhecido, a professora de Língua Portuguesa, Simone Rossetto, levou os estudantes da 7ª série a descobrir mais sobre esse gênero literário bastante em evidência nos tempos atuais.

A turma leu algumas biografias, respondeu questões sobre elas, e pesquisou sobre autobiografias de gente famosa, analisando características do estilo e a estrutura do texto.

Todo esse estudo teve por objetivo final a produção de uma autobiografia própria de cada aluno. Eles deveriam considerar a adequação ao contexto de produção, as características do gênero, a variedade linguística e utilizar-se de estratégias de planejamento, elaboração e revisão.

Além da adequação às técnicas do gênero, o trabalho foi enriquecido com a pesquisa da própria história de vida dos estudantes. Como explica a professora, para compor a narrativa eles precisaram consultar as memórias dos familiares para saber mais sobre como foi o seu nascimento e os primeiros anos de vida, o que estreitou ainda mais os laços entre eles.

“A maior habilidade priorizada foi a do autoconhecimento, pois, nesse período de isolamento, voltar-se para si e para as suas emoções ajuda no equilíbrio e no fortalecimento para encarar as situações difíceis, além de reforçar o quanto a rede familiar é importante para o cuidado deles”, coloca a professora.