05/05/2020

Aprendendo as letras em um passe de mágica!

O projeto Alfabeto Mágico, proposto aos estudantes do Pré II logo após a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19, tem estimulado neles uma vivência intensa com as letras, na descoberta de objetos e histórias relacionadas com elas, mesmo distante do ambiente escolar.

Através de um vídeo gravado pelas professoras e enviado aos alunos no início do projeto (assista AQUI!), a mágica do sumiço das letras foi feita e cada uma apareceu na casa de uma criança. Na verdade, elas receberam, pelo correio, um kit com sua letra sorteada e apetrechos de mágico.

Além de brincar de fazer magias, os estudantes tiveram como tarefas a escolha de um livro cujo nome iniciasse com a letra recebida. Depois de conhecer a história, com a ajuda dos pais, as crianças confeccionam com materiais existentes em casa um personagem ou objeto presente na história lida.

Depois é a vez de contar aos colegas, também através da gravação de um vídeo, a história em forma de teatro de objetos* e ensinar a todos como fazer o personagem/objeto escolhido.

O Benjamin foi quem começou toda essa magia das letras. Sorteado com a letra A, ele escolheu a história A Fantástica Máquina dos Bichos, da escritora Ruth Rocha, e tirou da cartola uma arara para fabricar e ensinar os colegas a fazer também.

Para a mãe Simone Assmann, o projeto resultou em uma experiência maravilhosa. “Foi muito gratificante ver a empolgação e brilho no olhar do Benjamin. Ele adorou fazer as atividades e ficou muito feliz ao ver seus vídeos nos planos de aula”.

Quer sentir essa emoção?

Ouça a história contada pelo Benjamin AQUI!

Aprenda o passo-a-passo para fazer a arara AQUI!

*O que é um teatro de objetos?

A criança procura na casa tudo o que começa com a letra sorteada. Se a letra for a B, por exemplo, pode ser uma bola, boneca ou balde. A ideia é transformar esses objetos nos personagens da história.