10/03/2020

Espelho, espelho meu: autonomia no Pré II

De posse de um espelho, os estudantes do Pré II estão reconhecendo suas características físicas e seu espaço na escola, família e sociedade. Como? Fazendo perguntas para descobrir mais sobre o mundo que os cerca.

"Espelho, espelho meu", o projeto que explora essa curiosidade natural das crianças sobre sua identidade e desenvolve a autonomia, começou com a dramatização, feitas pelas professoras Carla e Ana Cristina, da clássica história da Branca de Neve. Quem tem o espelho, nessa história, é a madrasta da personagem, que tudo fica sabendo através dele.

Após a encenação, os alunos confeccionaram seus espelhos e desenharam o que viram em uma folha de papel. Além do rosto, eles traçaram o contorno do próprio corpo com a ajuda dos colegas. Depois saíram pela escola perguntando a funcionários e professores qual o trabalho deles na escola.

A perguntação não parou por aí. Eles quiseram saber outras coisas, sobre quem era o mais alto e o mais baixo da turma, o peso de cada um, quem tem a maior família, etc. Com materiais alternativos, como macarrão e grãos de feijão, os alunos aprenderam a criar gráficos dessas informações e a medir.

" Pretendemos criar situações nas quais as crianças se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades", explicam as professoras.

Outro aspecto do projeto foca no autocuidado, através de atividades que destacam a importância das relações sociais e familiares, da boa higiene e alimentação para uma vida saudável.