09/03/2020

Direitos da Mulher lembrados em pesquisas e debates

A passagem do Dia Internacional da Mulher foi marcado por muitas reflexões, trabalhos e envolvimento de estudantes e professores na conscientização sobre o direito das mulheres de viver uma vida livre e sem violência ou discriminações

Os corredores do colégio ficaram repletos da biografias de mulheres de destaque na história, que precisaram lutar contra a desigualdade de gênero, mas também de mulheres admiradas por seus filhos como mães e trabalhadoras.

As pesquisas e homenagens envolveram todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil houve ainda um trabalho com músicas e nas salas de aula dos Anos Finais e Ensino Médio os alunos assistiram a filmes que promoveram debates sobre a temática feminina.

No domingo, 8, uma missa na Igreja Matriz celebrou a data com uma liturgia especial.

Nesta segunda-feira, dia 9, alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio ouviram as palavras da professora Rosângela Angelin, pós-doutoranda em Direito, coordenadora do projeto ""O lugar dos corpos das Mulheres na Sociedade: uma abordagem do corpo e da defesa pessoal", pesquisadora no CNPQ dos direitos das minorias e integrante da Marcha Mundial de Mulheres.

Outra palestrante convidada foi a policial Carina Caetano de Oliveira Quines, de São Luiz Gonzaga, que relatou a experiência de ter perdido a mãe vítima de feminicídio.

Coordenado pela professora Sandra Freitas, o projeto do Dia da Mulher: valorização, conscientização, respeito, igualdade, empoderamento! teve o objetivo de conscientizar sobre o direito das mulheres, valorizar a figura feminina, despertar o entendimento das ações realizadas por mulheres importantes na História, e explorar, no caso das crianças, a imaginação, a criatividade, desenvolvendo a coordenação motora e a ludicidade.