26/03/2019

Meditação ajuda na atenção e no equilíbrio emocional

Técnicas de meditação estão sendo aplicadas para reduzir o estresse e deixar mais atentos para as aulas os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

A prática é feita quinzenalmente com as turmas para contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, já que ensina a lidar com as emoções proporcionando bem-estar.

O trabalho é conduzido pelo Serviço de Orientação Educacional e tem como foco principal o cultivo de pensamentos bons e a consciência corporal.

Em um ambiente com luzes reduzidas e uma música suave, os alunos deitam em colchonetes, fecham os olhos e são lembrados de que podem controlar sua respiração e induzir sua mente a pensar em pessoas queridas e coisas que mais gostam de fazer.

No treino respiratório, eles inspiram pelo nariz e expiram pela boca, desenvolvendo a percepção de uma atividade do corpo e focando a atenção na ação presente, o que auxilia na diminuição da agitação e da ansiedade.

"Eles relaxam e muitos chegam a dormir", conta a professora Carmine München, responsável pelo projeto. Na sala de aula, o que se quer conquistar ao longo prazo são alunos mais tranquilos, colaborativos e concentrados.

A meditação é utilizada milenarmente para ajudar a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando a capacidade de atenção e do controle das emoções.