23/05/2018

1ª série simula GPS em aula de Física

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio simularam o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Em qualquer lugar do mundo, o dispositivo GPS capta as informações de um grupo de satélites e, através da troca de alguns dados e algoritmos, consegue determinar para o utilizador a sua exata localização no mapa.

Após um estudo conceitual desse sistema, que conta com uma rede de 32 satélites artificiais em órbita do globo terrestre, os alunos foram para a quadra esportiva da escola desenvolver a atividade de simulação.

Grupos formados por quatro alunos, sendo três representando satélites, encararam o desafio de localizar, por meio de medidas, o ponto onde se encontrava um carrinho de brinquedo.

Segundo o professor Rafael Tolffo, as atividades lúdicas complementam a teoria Física trabalhada em sala de aula e auxiliam o aluno em uma visão espacial, uma vez que a representação dos conceitos em livros, eslides ou até mesmo ambientes virtuais é representada em um plano bidimensional. "É importante ressaltar o protagonismo dos estudantes, utilizando-se de situações diferenciadas que os fazem agir com responsabilidade e compromisso", destaca.

A atividade prática culminou na produção de um relatório.

O uso do GPS

Atualmente o GPS é usado nos mais diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas, seja como um direcionamento de navegação (na aviação, marítima ou de automóveis) ou para encontrar uma localização específica no mapa.

O GPS tem a principal função de encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e a direção do seu deslocamento. Atualmente, este sistema é muito utilizado em automóveis, com um sistema de mapas que facilita bastante o descobrimento de trajetos mais rápidos entre dois pontos, por exemplo.