21/05/2018

Museu 25 de Julho recebeu 4º ano com novidades

Peças vindas da Amazônia foram a novidade apresentada aos alunos do 4º ano na visita ao Museu 25 de Julho na Semana Nacional dos Museus 2018 - de 14 a 20 de maio. A turma encantou-se com grandes esqueletos de jacaré e objetos usados por populações ribeirinhas, como peneiras de garimpo, vasos, e cestas.

Animais taxidermizados, presentes na região no início do século XX, também chamaram a atenção dos alunos por sua raridade e tamanho. A maioria dos objetos, porém, iluminou a história dos alemães na Colônia Serro Azul. São centenas de utensílios usados pelos imigrantes em suas casas e instrumentos de trabalho utilizados nas lavouras. As primeiras máquinas agrícolas do município também integram o acervo.

Carteiras escolares antigas e os primeiros cadernos e lápis - lousa de pedra e giz - deixaram as crianças impressionadas com a evolução tecnológica. A turma ainda conheceu dezenas de máquinas calculadoras de diversas épocas e o primeiro microcomputador da cidade, além de observar fotografias das primeiras casas coloniais, hotéis e clubes, e dos primeiros moradores, empresários e prefeitos.