25/04/2018

Ensino Médio faz simulado em preparação ao ENEM

Em preparação ao ENEM, os estudantes do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira farão neste sábado, 28, e domingo, 29, um simulado oferecido pela Editora FTD nos mesmos moldes e correção do exame nacional que concede acesso às principais universidades.

Os indicadores de desempenho apresentados nos resultados individuais permitem à escola e aos estudantes identificar as habilidades e competências que devem ser objeto de estudo mais aprofundado.

As provas são idênticas ao modelo do ENEM, com alta qualidade pedagógica e distribuição de questões de acordo com a Matriz de Competências e Habilidades do INEP. Cada simulado foi cuidadosamente elaborado para exigir o grau de conteúdo, habilidades e competências compatíveis com os estudantes de cada série.

Segundo a coordenação pedagógica, os simulados são um ótimo treino para que o aluno chegue ao ENEM sabendo o que esperar. Ele conhece todas as regras da prova e aprende a lidar com o cansaço, tempo e nervosismo.

O sistema de correção dos Simulados FTD reproduz o modelo estatístico do ENEM, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) com a manutenção na mesma régua do exame e precisão métrica de 99,7%. As redações também são corrigidas com os mesmos critérios do ENEM, avaliando os estudantes em cada uma das cinco competências exigidas.

Os estudantes conhecerão seus próprios resultados, tornando-se capazes de descobrir seus pontos fortes e trabalhar os pontos de melhoria junto a seus professores, pensando em ações para solucionar suas dificuldades.

O desempenho de cada estudante será disponibilizado na plataforma de devolutivas dos Simulados FTD, que apresenta os dados necessários para que a escola também possa fazer intervenções pedagógicas assertivas.

Nos dois dias, o início terá início às 7h30min. No dia 28, as provas serão de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, os alunos resolvem questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O horário de término varia conforme a série em que o aluno está, pois serão aplicadas números de questões diferentes para cada turma, de acordo com o conteúdo já visto pelo estudante. Confira:

ESTRUTURA DA PROVA

1º dia

2º dia

1ª série

Proposta de redação, 22 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 22 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tempo é de 3h30

24 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 22 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Tempo é de 2h30

2ª série

Proposta de redação, 30 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 30 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tempo é de 4h10

30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 30 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Tempo é de 3h10

3ª série

Proposta de redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Tempo é de 5h30

45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Tempo é de 4h30

*Por conta da atividade ser no final de semana, não haverá aula no dia 30, segunda-feira. Como dia 1º de maio é feriado nacional do Dia do Trabalho, a escola reabrirá somente na quarta-feira, dia 2.