07/07/2017

Programa ambiental da UFFS é apresentado a alunos

Voluntários do programa Pensar o Amanhã, idealizado pela UFFS, palestraram hoje para as turmas do Ensino Médio sobre práticas ambientais sustentáveis, como reduzir o consumo, reciclar e colaborar com a coleta seletiva do lixo no município.

Os acadêmicos de Engenharia Ambiental, Nubia Medeiros e Mateus Santos, acompanhados pelo mestrando em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Luís Henrique Franqui, colaborador do programa, apresentaram o programa quer quer revitalizar a separação de resíduos e o trabalho dos catadores.

O projeto está percorrendo as escolas buscando conscientizar estudantes e professores para os problemas ambientais e a separação dos diversos tipos de resíduos, como plásticos, vidros, metais, recipientes de agrotóxicos, óleo de cozinha, pilhas, baterias e orgânicos, e contribuir para o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

"Além de separamos o lixo seco do úmido, teremos de ter em casa dois recipientes para os resíduos que não são reaproveitáveis, como os restos de comida e fraldas e cotonetes", explicou o jornalista e advogado Luis Henrique Franqui.

O programa Pensar o Amanhã foi lançado no dia 1º de junho e, além da promoção da Educação Ambiental, levará cursos de capacitação aos cooperados da Cooperativa de Catadores Unidos pela Natureza, a Coopercaun, criado dentro da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES) da UFFS.

O programa conta com a parceria de diversos órgãos públicos e entidades, como Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Câmara de Vereadores, Ministério Público/RS, Defensoria Pública/RS, URI - Campus Cerro Largo, Cáritas Diocesana, Emater/RS-Ascar, CORSAN, Lions Clube, Leo Clube, Rotary Club, Rotaract Club, Associação Amigos do Cavalo, Grupo de Escoteiros Nenguiru, Ijuí Energia, Ambiental SS, entre outros.

COLETA - Fique atento para a coleta seletiva em Cerro Largo, a partir de agosto de 2017:

Terças e Quintas - Lixo seco e reciclável;

Segundas, Quartas e Sextas - Lixo úmido e rejeitos.

Saiba mais sobre o projeto!