04/02/2021

Pastoral

Partilha, a reflexão para o ano pastoral lassalista

Partilha, a reflexão para o ano pastoral lassalista

Este ano, o tema central da Reflexão Lassalista Nº 6 é “Você faz parte do milagre. Nossa visão. Nossa paixão. Nosso futuro”. Seu texto nos traz a passagem bíblica do Milagre da Multiplicação dos Pães, descrita no livro de Mateus, capítulo 14, versículos de 12 a 21.

Nela, Jesus incentiva seus discípulos a dividir o pouco de alimento que têm com a multidão presente. Acreditando que era possível, o pão é partilhado e sacia a fome do povo.

Inspirados pela fé dos discípulos, os lassalistas de hoje são chamados a acreditar no milagre da partilha, que acontece diariamente em nossa vida, seja através de um sorriso ou da mão estendida ao próximo.

Por isso, convidamos você a dedicar um tempo para refletir quais partilhas você tem vivenciado em sua família e em sua Comunidade Educativa.

Os Pães e os Peixes

"Os discípulos responderam: Só temos aqui cinco pães e dois peixes." A partir de cinco pães e dois peixes Jesus realizou o milagre da multiplicação, saciando a fome de 5 mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.

Os peixes e os pães fazem parte do milagre da partilha e um momento em que não se acreditava que havia comida para todos. Essa passagem nos recorda o momento de grande fome na França no tempo de La Salle, em que ele vende seus bens e partilha em forma de alimento com os mais pobres.

Quando Jesus diz aos discípulos “Dai-lhes vós de comer”, está lhes ensinando a verem como Ele, a ver uma abundância proporcionada por Deus. Anima-os a deixarem de buscar, através da compra, completar o que falta, e a olhar com gratidão o que já foi dado.

Está ensinando eles, e também a nós, como fazer o milagre da transformação humana e espiritual. O processo, ao mesmo tempo simples e profundo, se desenvolve desta forma: primeiro, ver e saber o que temos; segundo, agradecer pelo que temos; e terceiro, dar gratuitamente aos outros o que gratuitamente nos foi dado.

Este processo desencadeia um ciclo de gratidão e de entrega na comunidade que transforma a vida.

 

 

< voltar