19/10/2016

Estudantes realizam Intercâmbio em POA-RS

Estudantes realizam Intercâmbio em POA-RS Visita à Fábrica Artesanal de erva-mate Ferrari

Entre os dias 10 e 15 de outubro, os estudantes do 9º Ano do Colégio La Salle Lucas do Rio Verde estiveram no Rio Grande do Sul, onde realizaram diversas atividades proporcionadas pelo Projeto Barravento.
O nome do projeto faz alusão a mudança de direções. E tem o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente da Rede La Salle, despertando o sentimento de pertença e identidade nos estudantes.
Após a longa viagem, os estudantes se instalaram no Eko Residence Hotel, no centro de Porto Alegre-RS, e tiveram um dia tranquilo de organização dos trabalhos. Jantaram no Shopping Iguatemi e preparam o espírito para uma semana cheia de descobertas e aprendizagens.
Na quarta-feira (12), os estudantes do 9º Ano, acompanhados pelos professores Paula Muniz e Marcio de Almeida e pelo responsável pelo Marketing da Instituição, Gustavo Kurz, visitam a Serra Gaúcha. Passando por Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, o grupo conheceu a Loja da Fábrica da Tramontina, uma casa de queijo e salame artesanais, conheceram o processo de fabricação de uma erva-mate artesanal da Família Ferrari, visitaram uma casa de cucas, a Vinícola Aurora, conheceram o processo de migração italiana para aquela região assistindo a Epopeia Italiana e, ainda, fizeram um passeio histórico na Maria Fumaça.
A estudante Laura Paludo aponta a Maria Fumaça como a atração que mais gostou do Projeto. “Pela interação do pessoal com a gente no vagão, a energia que eles nos passaram, a cultura que muitos não conheciam... foi muito legal”.
Após o passeio turístico pela serra gaúcha, o grupo conheceu as obras lassalistas da capital gaúcha, na quinta-feira. Em virtude do tempo, não foi possível conhecer todas as instituições previstas no roteiro, mas foi uma experiência muito gratificante e engrandecedora. Foram visitados os Colégios La Salle, Santo Antônio, São João e Dores; foram visitados também a Mantenedora de Porto Alegre da Província Brasil-Chile, onde os estudantes conheceram os setores administrativos e a capela; a Casa de Repouso Nossa Sra. Da Estrela, onde os Irmãos Lassalistas enfermos e os que já contribuíram grandemente com o desenvolvimento da Rede La Salle de recuperam e descansam e; a Igreja Nossa Sra. Das Dores, construída por escravos no Séc. XVIII.
Para a estudante Isadora Martinello, “a visita à Mantenedora nos fez perceber quantas pessoas colaboram para que nosso Colégio funcione da melhor maneira possível. Somos muitos colégios e, consequentemente, precisamos de muitas pessoas para administrá-los”.
A quinta-feira (13) terminou com um jantar no Restaurante Galpão Criolo, onde os estudantes se divertiram com as apresentações folclóricas gaúchas, bem como participando da apresentação de boleadeiras.
Já na sexta-feira (14), o grupo fez um passeio turístico passando pelas principais obras de Porto Alegre. Passaram pelo Palácio Piratini, pela Prefeitura Municipal, Biblioteca Pública Municipal, Praça Marechal Deodoro, o Estádio Beira-Rio e, for fim, o Hotel Magestic. Foi nele que o escritor gaúcho Mário Quintana morou por muitos anos e onde escreveu a maior parte de suas obras. Por pelo menos 2 horas, os estudantes apreciaram sua obra e história, bem como a de outros artistas que estão expondo no Hotel.
Na parte da tarde, o grupo conheceu o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. Já na fila para entrar no museu, dava para ver a empolgação nos olhos dos estudantes, ansiosos. Os estudantes visitaram todos os espaços possíveis do museu, de dinossauros a física motora.
Para o estudante Eduardo Marcolan, “aprendemos muito com as diversas experiências do Museu. Haviam situações que em sala de aula não ficava tão claro para nós, mas com os experimentos que tem lá, facilitaram o entendimento. E muitos destes experimentos não são possíveis de se fazer em sala de aula, devido a complexidade deles”.
Por fim, no sábado (15), chegou a hora de partir! Seguindo em direção ao Aeroporto Salgado Filho, os estudantes fizeram uma parada na Arena do Grêmio e na estátua símbolo da cultura gaúcha, o Laçador.
Após a viagem, os estudantes preparam uma exposição de tudo o que conheceram e aprenderam neste intercâmbio cultural e escolar para as famílias. O Colégio La Salle agradece aos familiares pela confiança no trabalho da Instituição e parabeniza aos estudantes participantes do Projeto Barra Vento pela organização e comportamento durante as atividades.