16/05/2016

Chromebook, tecnologia que transforma aprendizagem

O Colégio La Salle Dores tem oportunizado aos educadores e alunos experiências de aprendizagem utilizando diferentes tecnologias disponíveis no laboratório de informática, além da mobilidade de equipamentos que são levados às aulas, em viagens e passeios e ao pátio, como Ipads e Chromebooks.

Em 2015, os educadores foram capacitados para a utilização de ferramentas do Google Education, disponibilizadas gratuitamente para instituições de educação. A capacitação oportunizou a esses profissionais as técnicas necessárias para o uso da agenda, do drive, hangouts, youtube, google+ e o google classroom, plataforma online que concentra ferramentas do Google para facilitar a comunicação entre alunos e professores, assim como para a organização do planejamento do educador.

> Clique aqui, confira o vídeo e saiba mais sobre o Projeto <

A facilidade do Chromebook reside no fato de que todos os trabalhos produzidos podem ser salvos na nuvem, permitindo que os alunos acessem os documentos em qualquer equipamento conectado à internet. Também percebemos que o computador não demora para carregar; basta ligá-lo e o sistema estará disponível para trabalhar. O valor desse equipamento é atrativo e sua mobilidade permite ser utilizado em qualquer ambiente. Para facilitar a mobilidade, o Colégio adquiriu um carrinho com uma antena que acessa à internet, e isso facilita enormemente a sua utilização.

A primeira experiência dos educadores utilizando o Chromebook foi com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, para a qual foram disponibilizados equipamentos suficientes para que os alunos trabalhassem em duplas.

A professora titular da Turma, Analiese Batista Apelt, afirma que o Google Classroom proporcionou uma nova forma de planejamento das aulas e oportunizou práticas e construções coletivas com os alunos envolvidos. A tecnologia foi usada dentro e fora da sala de aula como instrumento de significação da aprendizagem. O uso dos Chromebooks e dos aplicativos do Google for Education aguçaram a curiosidade dos alunos e captaram sua atenção de maneira impressionante. Durante o projeto foram desenvolvidas atividades utilizando o Gmail, o Google Agenda, (onde os estudantes organizaram compromissos escolares e particulares), o Google Documentos e o Google Apresentações (através de construções colaborativas), o Hangouts (com a troca de mensagens de texto e de vídeo), além do YouTube e do Google Maps.

A satisfação e a emoção dos alunos desde o primeiro contato com os Chromebooks foram visíveis e recompensadoras. Todos expressavam sua satisfação com a utilização dessa tecnologia em sala de aula para a aprendizagem.

As atividades propostas na aula foram consideradas interessantes e agradáveis pelos alunos e, ao chegarem em casa, acessaram seus projetos e deram continuidade às atividades utilizando as ferramentas aprendidas do Google Education. O nível de motivação e empolgação foi tanto que os alunos contagiaram os pais a conhecerem e aprenderem as ferramentas trabalhadas.

Essa experiência permitiu aos alunos exercitarem sua autonomia e criatividade, e seu protagonismo, por meio do trabalho em equipe e do respeito às diferenças e ao ritmo de aprendizagem de cada um, motivados pelo desafio da atividade e pela utilização da ferramenta.

Teclar, curtir, postar, salvar fazem parte do mundo dos nativos digitais – nossos alunos –, vivências estas responsáveis pela facilidade na utilização da tecnologia e da aprendizagem das novas ferramentas.

Nesse ambiente tecnológico de aprendizagem, a professora percebeu que sua atuação esteve focada no planejamento dos desafios, na promoção de um ambiente favorável para o compartilhamento dos resultados das produções de seus alunos e na mediação das necessidades de cada grupo. Bem diferente da aula expositiva centrada no professor como transmissor do conhecimento e os alunos em atitude passiva diante da fala do educador.

A utilização do Chromebook favoreceu aos educadores o aprendizado de novas metodologias educacionais e aos alunos aprendizagens que promovem melhores desempenhos. Da mesma forma, essa ferramenta mostrou-se prática, acessível e eficaz no acesso tecnológico para a aprendizagem linkada às habilidades e necessidades de cada aluno.

Em 2016, o Colégio La Salle Dores oportunizará a todos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio o acesso ao Chromebook como ferramenta para aprendizagens e ao Google Education como plataforma para o planejamento, as aprendizagens e a comunicação.

Sem sombra de dúvidas, afirmamos que esta experiência foi além de ser apenas um novo projeto desenvolvido no Colégio, pois constituiu-se numa experiência de aprendizagem envolvendo tecnologia, relações humanas e, principalmente, o uso consciente de plataformas de compartilhamento.