04/02/2015

2014: Ano de ações solidárias e ajuda a quem precisa

“Nossa sociedade vive um momento de incertezas sociais. Frente a este quadro temos a necessidade de ajudar aqueles que têm menos condições.”

Inspirado nesse princípio, o Colégio La Salle Dores mais uma vez uniu forças e colocou em prática a solidariedade e a missionariedade. Com esses eixos, a escola efetivou este ano ações para promover um ano e um Natal mais feliz e solidário àqueles que mais necessitam. O projeto Natal Solidário é uma campanha da Rede La Salle em âmbito nacional que visa unir todas as CEL´s em torno do nosso tripé lassalista: Fé, Fraternidade e Serviço.

Iniciadas no dia 14 de novembro, as ações do Natal Solidário desenvolvidas pelo Grupo de Jovens do E.M. e pelos alunos voluntários das 8ª séries culminaram na entrega de 80 Kits de material escolar para turmas dos jardins A e B e 2.000 brinquedos para a creche Obra Social Santa Luíza, na Vila Farrapos, Zona Norte da Capital. A instituição atende, diariamente, 220 crianças de 0 a 6 anos, filhos de famílias de carentes da região.

Outra ação praticada foi a Árvore Solidária, que teve como objetivo a arrecadação de brinquedos e materiais escolares. Para isso, o Colégio La Salle Dores foi até os Correios e adotou 60 cartinhas de crianças em situação de vulnerabilidade social que mandaram pedidos para campanha Papai Noel dos Correios. As cartas ficaram disponíveis em uma árvore de Natal para que professores e colaboradores pudessem responder às crianças e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de natal.

A Campanha do “dia D”, realizada pela turma 153 do 5º ano do Ensino Fundamental, sob orientação da professora Analiese Apelt, objetivou a arrecadação de caixas de leite, itens de higiene pessoal, roupas, calçados e brinquedos. A proposta era de que a cada mês um item diferente fosse doado pelos alunos: dia do leite, dia do brinquedo, dia da higiene, etc. As doações aconteceram ao longo do ano em entidades assistenciais de Porto Alegre e região metropolitana.

Ainda durante 2014, outras ações foram realizadas através de práticas solidárias. A Campanha “Pé Frio? Doe um Pé Quente” serviu para arrecadar tênis usados em um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com o La Salle Dores. As doações foram destinadas às crianças e aos jovens das escolas municipais da periferia de Porto Alegre.

A Campanha “Cheirinho Bom”, para arrecadar materiais de higiene pessoal, foi uma ideia dos professores e estudantes do Turno Integral do Dores para arrecadação de materiais de higiene pessoal destinados aos idosos do Asilo Padre Cacique.

Com o tema “Aqueça o Coração. Doe um Agasalho”, a campanha do agasalho promovida na escola serviu para arrecadar roupas usadas destinadas à Obra Social Santa Luiza e aos jovens internos da Fundação Pão dos Pobres. Esta ação foi organizada pela Equipe de Pastoral com o grupo do Voluntariado Dorense.

Para Joanna Lucas Netto, aluna participante do Voluntariado, “não existe nada mais verdadeiro que o sorriso de uma criança. Melhor ainda é saber que você pode ser o motivo dele, mesmo com pequenos gestos, pois pequenos gestos fazem a diferença”.

Um sorriso de agradecimento emociona!

Viva Jesus em Nossos Corações. Para Sempre!

Mais fotos na Fanpage do Colégio La Salle Dores clicando >AQUI<