06/03/2020

Previna-se contra o CORONAVÍRUS

O Colégio La Salle Dores informa que está acompanhando atentamente a repercussão mundial a respeito do COVID-19, inclusive sobre os casos confirmados no Brasil e no Rio Grande do Sul, e que está em alerta para qualquer situação incomum apresentada no ambiente escolar.

A transmissão do Coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou pelo toque direto em indivíduos contaminados, seguido do contato com mucosas da boca, nariz ou olhos. Fique atento aos seguintes sintomas: dificuldade para respirar, febre alta e tosse.

Entre as medidas institucionais adotadas pelo Colégio para a prevenção da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) na comunidade escolar, o Colégio destaca:

- A limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços do Colégio (classes, cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos de educação física) após o uso.

- A disponibilização de “dispensers” de álcool gel pelas dependências do Colégio e frequente reabastecimento.

- A realização de atividades educativas sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar).

- A atenção redobrada para indivíduos (alunos, profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.), orientando as famílias a procurarem por atendimento especializado em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, afastar-se das atividades.

Além disso, vem orientando e estimulando educadores e estudantes a realizarem pequenas ações que podem ser fundamentais para prevenir infecções respiratórias, como:

- Evitar equipamentos de contato direto da boca como torneiras e bebedouros;

- Adotar recipientes individuais para o consumo de água e outros líquidos;

- Lavar frequentemente as mãos;

- Usar álcool em gel ou similares;

- Proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Desinfetar superfícies e objetos de uso comum;

- Evitar o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

- Manter os ambientes ventilados.

LEMBRANDO: simples ações podem ser fundamentais para prevenir infecções respiratórias e demais doenças.

FIQUE ATENTO!

Procure atendimento médico caso tenha entrado em contato com alguém infectado, apresente sintomas e/ou tenha visitado regiões onde houve proliferação do vírus.

Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza uma página na internet que contempla uma série de informações e detalhes sobre o COVID-19, e pode ser acessada através do link https://saude.rs.gov.br/coronavirus.

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do RS e da Secretaria Estadual da Educação do RS.