30/09/2019

Colégio realiza ações voltadas ao Setembro Amarelo

Ao longo desse mês, o Colégio La Salle Dores realizou diversas ações voltadas à temática “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do tema e garantir mais visibilidade à causa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, indicando que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Uma das ações ocorreu na última sexta-feira, quando o Grêmio Estudantil Dorense promoveu a dinâmica #UmaPipocaPorUmAbraço. A iniciativa consistiu na distribuição de pipocas aos estudantes em troca de abraços, uma forma trazer luz à campanha e reforçar necessidade do diálogo sobre o tema.

As turmas do Turno Complementar, por sua vez, elaboraram cartazes com fotos dos alunos e balões com mensagens de incentivo e ajuda, propondo estimular o diálogo e abrir espaços para troca de informações sobre o tema.

Também foram realizadas ações com os estudantes em sala de aula como forma de orientá-los a reconhecer alguns sinais de alerta como isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, atitudes que podem ser o primeiro e mais importante passo para oferecer ajuda.

A campanha é em setembro, mas a necessidade de falar sobre prevenção do suicídio deve ocorrer continuamente, durante todos os meses do ano.

Com informações: www.setembroamarelo.org.br