Na última semana, estudantes das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores realizaram uma saída de estudos ao Quilombo dos Alpes. A atividade reforçou os estudos de sala de aula sobre os povos Africanos e se deu em referência ao Dia da Consciência Negra.
Durante a visita, os estudantes percorreram diversas trilhas do local, que conta com uma área de 58,2 hectares declarada como sendo de interesse social para fins de desapropriação. Além disso, conversaram com moradores sobre a história do quilombo e conheceram mais sobre a cultura do povo negro.
O Quilombo dos Alpes, localizado no bairro da Glória, em Porto Alegre, é um território quilombola fundado no início do século XX onde residem cerca de 70 famílias descendentes de Edwirges Francisca Garcia, escrava fugida de uma chácara que lá teria se escondido.
A saída também refletiu a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi é reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.