20/11/2018

Saída de estudos ao Quilombo dos Alpes com 5º Ano EF

Na última semana, estudantes das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores realizaram uma saída de estudos ao Quilombo dos Alpes. A atividade reforçou os estudos de sala de aula sobre os povos Africanos e se deu em referência ao Dia da Consciência Negra.

Durante a visita, os estudantes percorreram diversas trilhas do local, que conta com uma área de 58,2 hectares declarada como sendo de interesse social para fins de desapropriação. Além disso, conversaram com moradores sobre a história do quilombo e conheceram mais sobre a cultura do povo negro.

O Quilombo dos Alpes, localizado no bairro da Glória, em Porto Alegre, é um território quilombola fundado no início do século XX onde residem cerca de 70 famílias descendentes de Edwirges Francisca Garcia, escrava fugida de uma chácara que lá teria se escondido.

A saída também refletiu a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi é reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

Clique aqui> e confira mais fotos da atividade.