05/09/2018

Alunos da 1ª Série EM participam de saída de estudos

No último sábado, dia 01 de setembro, estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores participaram de uma saída de estudos à Serra Gaúcha, com destino à cidade de Bento Gonçalves, objetivando ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Acompanhadas pelos professores de Química, Fabio Ruschel e Matheus Fialho, as turmas visitaram a Vinícola Salton, o parque temático “Epopeia Italiana” e o Caminho de Pedra na Colônia de São Pedro, onde passaram, ainda, pela Casa da Erva Mate da Família Ferrari e pela Vinícola Strapazzon.

As visitas às vinícolas Salton e Strapazzon apresentaram o contraste entre a produção de vinhos e espumantes em escala industrial e a produção de forma artesanal e familiar. Além disso, os alunos puderam compreender alguns conceitos relacionados à disciplina de Química, como por exemplo, a atuação de agentes biológicos no processo de fermentação das bebidas, responsável pela transformação da glicose em álcool etílico.

A visita à Casa da Erva-Mate da Família Ferrari oportunizou aos estudantes conhecerem o processo de fabricação da erva-mate desde a colheita até a embalagem. Na Casa, também foi possível conhecer máquinas de diferentes épocas utilizadas para moagem dos galhos. Algumas delas movidas por uma roda d’água, ainda presente e em funcionamento no local.

Já no parque temático “Epopeia Italiana”, os alunos entraram em uma viagem pelo tempo interagindo com atores e cenários que mostram a história da imigração desde a Itália antiga até Bento Gonçalves na época da imigração. Ao final, puderam degustar suco de uva e um típico biscoito italiano.

Além dos conhecimentos abordados durante a saída de estudos, ficaram as experiências e vivências que estimulam e reforçam o aprendizado do aluno em todos os aspectos.

Clique aqui> e confira mais fotos da atividade.