Na última sexta, dia 27 de julho, em cerimônia realizada na FIERGS, ocorreu a entrega do 14º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, ocasião na qual o Colégio La Salle Dores foi premiado pelo Projeto Gazeta 110, na categoria “Melhor jornal de circulação não diária”.
Organizado pelas professoras Camila Doval e Juliana Grunhäüser, o Gazeta 110 é uma edição comemorativa aos 110 anos do Colégio La Salle Dores que conta a história das primeiras quatro décadas da instituição, e é a primeira de três edições que serão produzidas em 2018 alusivas ao tema.
O desenvolvimento do Projeto contou com a parceria da Gráfica RJR, que imprimiu o material e inscreveu o Projeto em outras quatro categorias, ficando o Gazeta 110 entre os cinco melhores em todas elas. O responsável pelo Atendimento da Gráfica RJR, Alexandre Schoeler, foi quem recebeu o prêmio em nome do Colégio na cerimônia.
A publicação contou com a criatividade das dos estudantes de 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio como repórteres, redatores, fotógrafos, produtores, editores e revisores. Além disso, o projeto gráfico foi montado a partir de elementos característicos de um jornal de época.
Para as professoras Camila e Juliana, “construir uma retrospectiva das primeiras quatro décadas do nosso Colégio foi uma tarefa desafiadora e algumas decisões foram tomadas, como apresentar a tipografia e o formato impressos próprios do contexto histórico que retratamos, e assim desfrutarmos o gostinho da leitura de um jornal de época, bem como, por outro lado, adequar a ortografia ao nosso tempo, para que a antiga não fosse um obstáculo para os nossos jovens jornalistas”.
Como campeão gaúcho na categoria, o Projeto Gazeta 110 está automaticamente inscrito no prêmio Fernando Pini, evento nacional de premiação de projetos gráficos, que ocorre em novembro. Mais informações sobre o concurso em http://www.fernandopini.org.br/.