03/08/2018

Institucional

Jornal Gazeta 110 leva prêmio de excelência gráfica

Jornal Gazeta 110 leva prêmio de excelência gráfica

     Na última sexta, dia 27 de julho, em cerimônia realizada na FIERGS, ocorreu a entrega do 14º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, ocasião na qual o Colégio La Salle Dores foi premiado pelo Projeto Gazeta 110, na categoria “Melhor jornal de circulação não diária”.

 

     Organizado pelas professoras Camila Doval e Juliana Grunhäüser, o Gazeta 110 é uma edição comemorativa aos 110 anos do Colégio La Salle Dores que conta a história das primeiras quatro décadas da instituição, e é a primeira de três edições que serão produzidas em 2018 alusivas ao tema.

 

     O desenvolvimento do Projeto contou com a parceria da Gráfica RJR, que imprimiu o material e inscreveu o Projeto em outras quatro categorias, ficando o Gazeta 110 entre os cinco melhores em todas elas. O responsável pelo Atendimento da Gráfica RJR, Alexandre Schoeler, foi quem recebeu o prêmio em nome do Colégio na cerimônia.

 

     A publicação contou com a criatividade das dos estudantes de 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio como repórteres, redatores, fotógrafos, produtores, editores e revisores. Além disso, o projeto gráfico foi montado a partir de elementos característicos de um jornal de época.

 

     Para as professoras Camila e Juliana, “construir uma retrospectiva das primeiras quatro décadas do nosso Colégio foi uma tarefa desafiadora e algumas decisões foram tomadas, como apresentar a tipografia e o formato impressos próprios do contexto histórico que retratamos, e assim desfrutarmos o gostinho da leitura de um jornal de época, bem como, por outro lado, adequar a ortografia ao nosso tempo, para que a antiga não fosse um obstáculo para os nossos jovens jornalistas”.

 

     Como campeão gaúcho na categoria, o Projeto Gazeta 110 está automaticamente inscrito no prêmio Fernando Pini, evento nacional de premiação de projetos gráficos, que ocorre em novembro. Mais informações sobre o concurso em http://www.fernandopini.org.br/.

< voltar