17/05/2018

Colégio La Salle Dores comemora 110 anos de história

Com muita alegria, o Colégio La Salle Dores comemorou 110 anos de existência e o Dia de São João Batista de La Salle, em uma grande festa realizada no dia 15 de maio, com a participação de Irmãos Lassalistas, ex-diretores do Colégio, ex-alunos, pais, educadores, famílias e estudantes. A comemoração contou com diversos momentos de homenagens e confraternização ao longo do dia.

Convidados especiais também marcaram presença nas comemorações durante o dia. Estiveram presentes representantes da Rede Marista, da Universidade La Salle, da Rede La Salle, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, além de Irmãos Lassalistas, diretores e colaboradores de outras unidades da Rede La Salle.

Pela manhã, o diretor José Vendelino e o vice-diretor Roberto Carlos recepcionaram Irmãos Lassalistas, ex-alunos, líderes de turma e colaboradores para um café da manhã especial. A atividade foi alegrada com a presença das turmas 111 e 121 do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que cantaram e entregaram lembranças produzidas por eles em sala de aula aos presentes.

As comemorações continuaram no Ginásio do Colégio. O primeiro momento foi reservado para a entrega dos certificados aos líderes de turmas que cumprem papel fundamental junto aos colegas. Saudados pelos presentes, os líderes proferiram o juramento da função para a qual foram designados.

Em seguida foi feita a apresentação e entrega do jornal “Gazeta 110”, publicação comemorativa aos 110 anos do Colégio La Salle Dores, que contou com o envolvimento de estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio como repórteres, redatores, fotógrafos, produtores, editores e revisores. A edição especial contou um pouco da história da Instituição ao longo dos seus primeiros 40 anos de vida, de 1908 a 1949, e é a primeira das três edições que serão produzidas em 2018.

Ainda no Ginásio, estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio apresentaram aos presentes uma “Colcha de Retalhos”, trabalho desenvolvido nas aulas da disciplina de Ensino Religioso e voltado à Campanha da Fraternidade, que em 2018 aborda o tema “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos”. A colcha de retalhos foi um trabalho realizado coletivamente entre alunos, familiares e educadores. Posteriormente, a colcha será dividida em pequenas partes que serão doadas para instituições assistenciais.

O ex-aluno, filho e hoje pai de aluno dorense, Álvaro Dionísio, foi um dos convidados para compartilhar sua experiência no Colégio e o significado da Instituição em sua vida. O Ecônomo Provincial, Ir. Olavo Dalvit, ex-diretor do Colégio, também falou aos presentes e destacou a data e a importância da Instituição como a primeira escola Lassalista no Brasil.

As turmas da Educação Infantil deram início às comemorações no período da tarde com a apresentação de lindos trabalhos realizados em sala sobre os 110 anos do La Salle Dores. Novamente, os líderes foram agraciados com seus certificados e foram entregues edições do jornal para os estudantes e educadores presentes.

A mãe e ex-aluna dorense, Imara Alves, assim como o pai e ex-aluno dorense, Gustavo Buzzatti, prestaram suas homenagens conversando com os alunos e destacando o quão significativo é o período escolar em nossas vidas.

O descerramento da placa comemorativa alusiva aos 110 anos, pelos Irmãos José Vendelino, Roberto Carlos Ramos e Alexandro Marx, deu continuidade ao evento e apresentou à comunidade o registro que ficará fixado no Colégio para as futuras gerações.

A sequência das comemorações ficou por conta do parabéns coletivo e da partilha do bolo dos 110 anos. O momento contou com a presença dos alunos, educadores e colaboradores de todos os Setores do Colégio.

A celebração da Missa Eucarística em homenagem aos 110 anos encaminhou o final do evento. A cerimônia foi celebrada pelo padre Lucas Mendes, da Paróquia Nossa Senhora das Dores. A atividade foi mais uma oportunidade para vivenciar a religiosidade e a espiritualidade com a comunidade dorense, que compareceu em grande número.

O Provincial da Rede La Salle, Ir. Edgar Nicodem, falou ao fim do evento e desejou muitas felicidades ao Colégio, prosperidade para a Instituição e mais 110 anos de história, alicerçados nos valores e princípios de São João Batista de La Salle.

Clique aqui> e confira mais fotos do evento.